Post#37 – Top leituras 2015

Já vamos entrar em fevereiro de 2016, sei que o post está atrasado, mas é bom enumerar as leituras que valeram a pena do ano anterior, para quem sabe uma futura releitura, e claro para que outras pessoas possam vir a conhecer, quem sabe por esse blog, mas nesse caso estou sendo pretensioso.

Claro que algumas boas leituras também podem ficar de fora, porque é um top melhores leituras. Esse ranking foi feito de acordo com minhas leituras finalizadas e não finalizadas do ano de 2015, sendo publicado no Brasil ou não, independente do ano em que foi publicado, ou seja, é baseado no que li no ano de 2015, e não baseado nas publicações de 2015.

Vamos então ao que interessa!

Top 10 – Leituras finalizadas

10º – Old boy

oldboy (1)Esse título ora me empolgava, ora me fazia perder a vontade de ler. Acho que por esse motivo demorei um pouco para finalizar a leitura de seus 8 volumes. A trama de uma pessoa qualquer ter sido mantida por dez anos em cárcere privado e depois ter sido solto sem muitas explicações é bem interessante, embora o motivo real dessa sua pena não ter me convencido, de fato. Mas gostei muito do final do mangá. Por isso está nesse top 10 e vale a leitura.

Resenha aqui.

09º – O oceano no fim do universo

o oceano no fim do caminho (1)Neil Richard Gaiman sabe bem como escrever fantasia. Essa história contada por um homem que volta em sua terra natal e começa a se lembrar da aventura que viveu naquele lugar quando criança transporta o leitor para uma fantasia deliciosa de se ler a ponto de esquecer-se do mundo real. Não li muitos livros de fato no ano de 2015, mas recomendo esse livro.

08º – Planetes

planetesEsse título do mesmo autor de Vinland Saga é uma ficção científica em que se passa em um futuro onde pessoas moram ao redor do planeta terra, mais precisamente na lua. Por esse motivo existe uma quantidade enorme de lixo espacial a ponto de existir o ofício de coletor de lixo espacial, essa é a profissão do personagem principal de Planetes. Embora seja esse o plano de fundo, a história toma proporções maiores tratando de discussões sobre o fato do ser humano poluir onde quer que passe, e muitas filosofias sobre a humanidade e o amor. Planetes fará o leitor refletir sobre muitas coisas e o levará ao seu próprio interior, por isso está entre as dez melhores leituras. Aproveite bem os seus 4 volumes. Vale destacar a qualidade da publicação no Brasil pela editora Panini.

07º – Pluto

plutoA sétima melhor leitura que fiz no ano de 2015 não teve sua publicação no Brasil ainda, mas espero muito que essa releitura de Astroboy feita por Urasawa sensei apareça por aqui em um futuro breve. A trama futurista onde um detetive, que também é um robô, investiga comportamentos estranhos entre os robôs do mundo todo, onde robôs muito famosos são dizimados e uma pista é deixada pelo executor do crime: dois chifres são postos nos robôs “mortos” de alguma maneira simbolica. Urasawa é sempre bem vindo e um dos melhores mangákas da atualidade. Quem sabe depois de 20th century boys ser finalizado a editora Panini não traga mais esse título.

Resenha aqui.

06º – Dragon Ball

dragonball (1)Após 42 volumes com 519 capítulos publicados entre dezembro de 1984 e junho de 1995, no ano de 2015 finalmente terminei essa deliciosa e divertida leitura sobre o garotinho extraterrestre mais poderoso do universo que passou por muitas lutas em busca de pessoas fortes e as esferas do dragão. Toriyama sensei fez aqui um excelente trabalho cujo objetivo era entreter de forma divertida o leitor de seus quadrinhos. Leitura obrigatória.

Resenhas:

Dragon ball 16

Dragon ball 17

Dragon ball 18

Dragon ball 34

05º – Noturno

noturno (1)Lucio e Lucia coincidentemente estavam no mesmo show de mágica ao qual tiveram uma participação juntos, mas não sabiam eles que esse show mudaria suas vidas, pois não era apenas um show de mágica, era a verdadeira mágica. Uma história fantástica com doses de terror, e com a arte diferente, mas excelente, do argentino Salvador Sanz. Destaque para a ótima edição da editora Zarabatana. Vale muito a leitura.

Resenha aqui.

04º – Sweet Tooth

sweetoothHistórias pós-apocalípticas são sempre interessantes, caro leitor, essa escrita por Jeff Lemire não poderia ser diferente. Com o roteiro peculiar, é contada a história de Gus, personagem principal e um dos seres híbridos entre humanos e animais sobreviventes do evento conhecido como “O flagelo”. Essa história é da Vertigo e foi publicada no Brasil pela Panini em 6 volumes encadernados, foi essa história que me fez correr atrás de outras histórias como Noturno, fora do eixo mangá.

03º – Monster

monsterChegamos ao top 3, e o terceiro lugar vai novamente para Urasawa, que entra nos dez melhores de 2015 com dois títulos. A história do médico honesto e competente que ajuda um garoto com um tiro na cabeça fazendo a coisa certa, contrariando seu chefe, mas se arrepende anos depois ao descobrir que esse garoto está ligado a diversos crimes com pessoas inocentes. Suspenso, ação é o principal ponto da trama que acontece na Alemanha. Se tem um amigo que quer apresentar o mundo dos mangás, deveria começar com o excelente Monster. Antes cancelado pela Conrad, e publicado na íntegra agora pela Panini. Excelente leitura.

Resenhas:

Monster 7.

Monster 8.

Monster 9.

Monster 18.

02 – Oyasumi Punpun

punpun“Você acha que se eu perguntar a Deus ele virá logo?”

“Dizendo, ‘Querido Deus, querido Deus, brilha-brilha lá no céu’”.

A narrativa de Inio Asano é excelente, para essa história cotidiana de um personagem aparentemente normal, mas que devido a tantas coisas que acontecem em sua vida, o influencia a se tornar o que ele é no final das contas, onde sua vida é polida por amigos, familiares e muitos acontecimentos. É uma história que fará o leitor pensar muito, pois pequenas coisas que podem não parecer nada para uma pessoa pode afetar imensamente a vida de outra pessoa. A segunda melhor leitura de 2015, o autor faz uma obra muito complexa e cheia de referências. Mais que recomendado.

Resenha aqui.

01 – Solanin

solaninO primeiro lugar é o excelente Solanin, ou seja, primeiro e segundo lugar para o autor Inio Asano. Sou fã desse autor já, pois ele conta coisas do cotidiano que podem ser comuns para diversas pessoas, mas de uma forma simples, profunda e sútil. Solanin fala de amor, de coragem, de arriscar a vida e não desperdiçá-la ao ponto de não fazermos coisas que não queremos. Esse é o primeiro lugar nas minhas leituras de 2015.

Resenha aqui.

 

Essas foram minhas leituras finalizadas no ano de 2015. Abaixo estão as cinco melhores leituras que tive no ano de 2015 e que se estenderão no ano de 2016, pois não estão finalizadas, algumas com certeza serão finalizadas no ano de 2016 e quem sabe estarão nas leituras finalizadas do ano que vem. Destaque para o quinto e quarto lugar ser sobre zumbis e o primeiro lugar ser do mesmo autor de Planetes, leiam Vinland Saga, é bom demais.

Top 5 – Leituras não finalizadas

05º – The walking dead

04º – I am a hero

03º – Berserk

02º – Eden

01º – Vinland Saga

Anúncios

4 comentários sobre “Post#37 – Top leituras 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s