Post#36 – Resenha: Dora

dora1
“-Minha senhora, sua filha matou quinze pessoas.”

“-Minha filha não matou ninguém.”

“-E ainda assim… quinze pessoas estão mortas.”

A história
Dora é uma garota completamente diferente, pois desde seu nascimento coisas estranhas acontecem ao seu redor. Sua mãe sempre a defende de tudo e todos, mas para as outras pessoas a garota está ligada a todas as atrocidades que acontecem na vizinhança e na escola, embora não existam provas contra ela.

Dora é inocente ou realmente tem ligação com todos esses acontecimentos estranhos?

Informações sobre a obra e autora

Dora é uma HQ nacional publicada em setembro de 2014 de forma independente através do financiamento coletivo Catarse. A obra de 128 páginas pode ser adquirida no site da autora pelo valor de R$ 25,00 mais o frete. Para acessar o site clique aqui.

A autora Bianca Pinheiro é ilustradora, quadrinista e participa de publicações semanais no site A Vaca Voadora. Sua obra mais conhecida é Bear, que também começou sua publicação na internet e hoje já possui dois volumes pela editora Nemo. Bianca será a autora da primeira edição solo da Mônica nas graphic novels do selo MSP que sairá neste ano de 2016. A autora juntamente com Gregório Bert também lançou recentemente e de forma independente a HQ Meu pai é um homem da montanha.

Análise

Para quem leu Bear, a obra mais conhecida de Bianca Pinheiro, irá estranhar a história contada nessa HQ. Dora é uma HQ de terror, o que mostra a diversidade e a habilidade nos roteiros e na arte de contar histórias da autora.

A narrativa é feita de uma forma interessante, através do depoimento da mãe de Dora a um detetive, intercalando os flashbacks contados pela mãe e retornando ao presente onde o depoimento acontece. É interessante perceber que o fundo dos quadros no presente é branco e quando entram em cena os flashbacks, o fundo fica preto, dessa forma o leitor nunca fica perdido quando está no presente ou no passado.

O roteiro, que é o ponto forte da obra, é muito bem construído e a autora consegue fazer o leitor ficar grudado nas páginas da HQ a cada capítulo, querendo saber mais sobre a personagem principal que dá nome ao título. Logo no primeiro capítulo fala sobre 15 mortes suspeitas de terem relação com Dora, além de ressaltar que desde o nascimento ela é uma garota diferente, por não ter chorado ao nascer. E assim a mãe vai contando diversas situações da vida de Dora para o detetive.  É impossível ler Dora e não se lembrar do livro ou filme de Carrie de Stephen King. Embora sejam histórias totalmente diferentes, ambas as personagens se assemelham por suas estranhas atitudes e por conta disso sofrem por não terem amizades e muitas vezes sofrerem bullying. É interessante destacar que apesar da menina não falar nunca, sua mãe sempre a entendia e sabia o que se passava na cabeça da garota.

Os textos se encaixam perfeitamente na HQ, não há o que tirar e nem por. Pode ser notado que existiu um bom trabalho quanto às revisões de textos, porém o que incomoda um pouco são os textos ou frases não iniciarem com letras maiúsculas, mas isso é uma característica da autora e pode ser visto também em Bear.

Os desenhos de Bianca são bem simples e o quadrinho é feito inteiramente em preto e branco, mas eles trazem um clima que combina perfeitamente com a história sinistra, e fazem muito bem seu papel, onde podemos notar perfeitamente as expressões dos personagens. Outra vez comparando com a outra obra da autora, em Bear os desenhos são coloridos e lembram até um pouco desenhos animados, diferente de Dora que traz bem o clima estranho da HQ. Isso mostra a capacidade da autora em mudar o traço dependendo do tipo de história que irá contar, jamais combinaria o traço de Bear com o roteiro de Dora.

Enfim, é mais uma HQ nacional que merece destaque, e uma história de arrepiar. Leitura obrigatória para quem gosta de histórias de terror e para amantes da nona arte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s